FLINI transforma Nova Iguaçu em Capital da Literatura da Baixada Fluminense

Festa Literária tem bate-papo com autores e escritores da cidade, exposições fotográficas, apresentações culturais de artistas locais, sarau e doações de livros.

Da Assessoria de Imprensa – Nova Iguaçu será, até sábado (21), a Capital da Literatura na Baixada Fluminense. A partir desta quarta-feira (18), a cidade promove a Festa Literária de Nova Iguaçu – FLINI, uma realização da Rede Baixada Literária em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e as secretarias municipais de Cultura (SEMCULT) e de Educação (SEMED).

Os eventos, gratuitos e abertos ao público, têm como objetivo incentivar a leitura e criação literária, com a união de diversas expressões artísticas, valorizando a cultura iguaçuana. Para isso, a Festa Literária irá promover bate-papo com autores e escritores da cidade, exposições fotográficas, apresentações culturais de artistas locais, sarau e doações de livros. O público poderá participar também de oficinas de ilustração, escrita criativa, mediação de leitura e cartonera (livro artesanal).

A abertura da Festa Literária de Nova Iguaçu foi no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (Rural), com transmissão ao vivo pelas redes sociais da organização do evento. Já nesta quinta-feira (19), a Escola Municipal Vale do Tinguá recebe o Ocupa Literatura, a partir das 9h. Às 15h, a Biblioteca Comunitária Cial Brito (Rua Getúlio Vargas, nº 51, Centro) promoverá a Tagarelice Literária, um encontro para aqueles que amam conversar sobre literatura. Uma hora antes, no mesmo endereço, o fotógrafo iguaçuano Paulo Santos será homenageado com a exposição Olhares de Iguassú, que também poderá ser visitada no dia 20.

O penúltimo dia da Festa Literária, na sexta-feira (20), também terá um bate papo com os autores Hanny Saraiva e Paulo Filho a partir das 10h, na Praça Céu, em Jardim Nova Era, e encontro com autores no Espaço D do Top Shopping, das 13h às 20h. O shopping também receberá a Oficina de marcadores de página, no Espaço de Leitura Fenig, às 16h. Outras duas oficinas acontecerão no dia 20: a de Escrita Criativa, na Biblioteca Comunitária Paulo Sacramento, no bairro Vila Guimarães, e a de Cartoneira, na Biblioteca Comunitária Dona Corujinha, na Cerâmica.

No dia 21, quatro atividades encerram a Festa Literária de Nova Iguaçu. A primeira delas acontece no Espaço D do Top Shopping, que receberá mais um encontro com autores a partir das 13h. Já o Espaço Leitura Fenig promoverá a Oficina de Escrita com a Terceira Idade, às 17h. Às 14h, o curta-metragem Revirando o jogo com Cineclube Xuxu Com Xis será exibido na Biblioteca Comunitária Thalita Rebouças, no bairro Amaral. O encerramento da festa acontece na Praça dos Direitos Humanos, na Via Light, com o Sarau Rede Baixada Literária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: