Campanha por direitos da criança e do adolescente começa com caminhada e ações nas unidades de saúde de Nova Iguaçu

A ação foi a primeira ação para a campanha 30 Dias de Ativismo em prol da Criança & Adolescente, que vai até 16 de junho.

O ato terminou com coração formado por crianças e jovens. Fotos: Mário Marques/PMNI  

Da Assessoria de Imprensa – Nova Iguaçu começou hoje uma série de eventos que vão debater os direitos da criança e do adolescente. Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura celebrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes com uma caminhada pelo Centro da cidade. A ação foi a primeira ação para a campanha 30 Dias de Ativismo em prol da Criança & Adolescente, que vai até 16 de junho, com o objetivo de chamar atenção para a luta contra a violência e exploração sexual de meninos e meninas e contribuir para o combate ao trabalho infantil.

Representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, de equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), como os CRAS e CREAS, além de projetos do órgão, como o PIPAS (Primeira Infância Protegida na Assistência Social), e de diversas instituições se reuniram na Praça Rui Barbosa, no Centro. De lá, o grupo seguiu pelo Calçadão e gritou palavras de ordem exigindo respeito aos direitos da criança e do adolescente. Além da caminhada pelas ruas do Centro, o ato se repetiu em outras quatro regiões da cidade.

O ato terminou no Paço Municipal, sede da Prefeitura de Nova Iguaçu, onde os adultos participantes se uniram em um abraço simbólico ao redor das crianças e jovens, que formavam um coração.

Programação

A programação completa da campanha 30 Dias de Ativismo está no site da Prefeitura de Nova Iguaçu, na página da Secretaria Municipal de Assistência Social. Clique aqui para acessar.

Saúde e prevenção

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes também foi celebrado no Hospital Geral de Nova Iguaçu. A Classe Hospitalar da unidade, setor onde as crianças podem dar continuidade aos estudos durante a internação, promoveu uma palestra sobre violência sexual sofrida por menores e fez um trabalho de conscientização junto aos pais, responsáveis e acompanhantes dos pacientes.

As unidades municipais de saúde também irão abordar temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente. Ao longo de todo o mês serão promovidas ações, junto aos menores, seus pais e responsáveis, que têm como objetivo ajudar a identificar e prevenir casos de abuso e exploração sexual infantil. O público-alvo participará de rodas de conversas e atividades como contação de histórias, jogos online, teatro, leitura de textos e poesias, músicas, filmes e debates.

Cinema e diversão

Na quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Governo (SEMUG) de Nova Iguaçu, em parceria com o cinema Kinoplex Iguaçu Top, vai realizar uma ação social para cem crianças das casas de acolhimento do município. Elas vão assistir, gratuitamente, o filme Sonic 2. Além disso, também poderão se divertir no espaço de lazer destinado às crianças no TopShopping, em parceria com o Game Point, Rally Kids e Pula-Pula Florestinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: