Mesquita é nota A em avaliação do Tesouro Nacional

Dados constam na CAPAG mais recente, a Capacidade de Pagamento de órgãos públicos referente à prestação de contas de 2021

Dados constam na CAPAG mais recente, a Capacidade de Pagamento de órgãos públicos referente à prestação de contas de 2021

Mesquita recebeu nota A por ter seus pagamentos em dia. A classificação foi dada pela Capacidade de Pagamento (CAPAG), avaliação sobre a situação fiscal dos órgãos públicos, referente à prestação de contas de 2021. A metodologia do cálculo, definida pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do estado ou do município. Ainda em 2017, o município era considerado inadimplente, com a classificação C.

A avaliação é feita com o intuito de verificar, de forma simples e transparente e entre municípios e estados, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. As classificações A e B, portanto, atestam que o ente está elegível para a obtenção de garantias para operação de crédito com garantia da União junto à secretaria do Tesouro Nacional.

“Foi necessária uma grande força-tarefa, ao longo dos últimos anos, para ver quais eram as dívidas da prefeitura. Se, hoje, temos a capacidade de pagar funcionários e fornecedores com tranquilidade, é graças às equipes de contabilidade, administração e muitas outras que realizam esse trabalho continuamente conosco”, explica o secretário municipal de Governança, Fabio Baiense.

Classificações anteriores

Nos últimos cinco anos, Mesquita conseguiu evoluir da classificação C para A. O primeiro degrau subido foi na avaliação referente a 2020, quando o município conquistou a posição B no ranking da CAPAG. Agora, em 2022, o município atinge a classificação A, referente às contas de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: