Saúde

A live abre a Semana de Prevenção e Atenção à Saúde Masculina no município, que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro.

Novembro Azul em Caxias: Atenção à saúde masculina

Para reforçar a Campanha Novembro Azul no município, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove na próxima terça-feira (16), às 14 horas, uma live com abordagem na importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e dos cuidados preventivos na atenção à saúde do homem. A live abre a Semana de Prevenção e Atenção à Saúde Masculina no município, que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro.

A live de terça-feira contará com a participação do médico Jorge Silvestre Neves Gouvêa, responsável pelo Programa do Idoso da SMS, e da diretora do DAS, a médica Célia Guerra. A live será reproduzida através do Facebook da Prefeitura, pelo link: https://www.facebook.com/prefeituraduquedecaxias

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Números sobre a doença no Brasil

Após o câncer de pulmão, o câncer de próstata é o segundo tumor maligno que mais vitimiza os homens quando o diagnóstico ocorre tardiamente. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Sintomas

Quando no início, o câncer de próstata não costuma provocar sintomas. Mas quando se encontra em estágio avançado, atingindo estruturas vizinhas, como uretra, bexiga e vesículas seminais, alguns sintomas começam a ocorrer:

  • Sangramento e dor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dificuldade de iniciar a micção;
  • Dificuldade de interromper a micção;
  • Presença de sangue no esperma;
  • Dor ao ejacular;
  • Dor lombar e na bacia;

Embora possam também ocorrer em outras doenças, essas dores e sintomas podem indicar um tumor na próstata e precisam ser avaliados pelo médico, com base em alguns exames.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: